quinta-feira, 17 de abril de 2008

Meu cientista-presidemente, me arrependi!

A foto mostra a cidade de Piracicaba
na época da queima de cana-de-áçucar



Por Otto Mendes





É com emoção que acompanho a defesa apaixonada do cientista-presidemente Lula da monocultura de cana-de-áçucar e dos seus amigos e heróis usineiros. Nosso dirigente maior não ficou só nas palavras firmes, como as que disse na Holanda, de que culpar os biocombustíveis pelo aumento dos preços dos alimentos é "uma falácia, uma mentira deslavada", e com sua sempre presente perspicácia matou a cobra e mostrou o pau, ao concluir que os alimentos subiram de preços porque os pobres estão comendo mais!!!! Fico imaginando a cara e a reação das pessoas que estavam no local, naquele momento, sem saber se era o talento cômico de nosso cientista-presidemente que se revelava mais uma vez, ou se era mais um estalo, uma explosão da mente privilegiada de nosso chefe maior! Sim, companheiros, a culpa é dos pobres! Precisamos impedir que os excluídos da África, da Índia, da Palestina, das Américas e seja lá de onde forem comam demais. E nosso líder-mor, com sua inteligencia superior, já se antecipou aos fatos: trata de defender e financiar, com o nosso dinheiro, a produção de cana para aumentar a destruição ambiental, o latifúndio, a concentração de renda e a emissão de gases poluentes, tudo para impedir que os pobres comam muito. Que rapidez de raciocínio!
Não posso deixar de homenagear toda a sua equipe de governo, muito equilibrada, que formam uma tropa de auxílio de nosso cientista-presidemente, e por isso, também merecem o crédito de decisões tão coerentes.
Mas, como acima foi citado, nosso amado condutor não ficou apenas nas palavras a sua defesa aos hérois usineiros, nosso dirigente maior foi além, vai desperdiçar nosso dinheiro para montar uma força-tarefa, envolvendo o Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, para montar uma estratégia de informações que mostre uma boa imagem do etanol. Os usineiros também vão participar desta força-tarefa, e nós contribuintes vamos pagar muitos passeios a Europa, para um bando de desocupados, pois, tenho certeza que nosso líder não vai deixar que os heróis usineiros paguem suas despesas.
Fiquei matutando sobre este assunto e criei um pequeno filme publicitário, para convencer aos europeus de que o etanol é uma boa: começaria contando como a cultura da cana começou no Brasil, com a invasão deles, europeus, matando milhares de indígenas, escravizando, roubando terras e torturando-os física e moralmente. Essa primeira parte teria uns três minutos e seria importante para mostrar ao público alvo (os europeus) que eles são os responsáveis por tamanha maravilha, o que encheria a bola deles. A narração dessa parte seria de nosso magnânimo cientista-presidemente Lula, claro! A segunda parte, com narração de FHC, aquele que esqueceu, também com três minutos de duração. (A narração de FHC vai dar um quê de intelectual-jumento a obra, além do mais, FHC é muito conhecido dos europeus, já que quando era presidemente não saia de lá, quase não pisava no Brasil) Essa parte exibiria a história de como, depois da "independência", nossos valorosos governantes e elites continuaram o legado de nossos colonizadores (mais uma puxada de saco, para angariar simpatias), mantendo e aumentando a escravidão, a exclusão, a concentração de terras e renda, e isso continua pela República, com as "eleições" fraudulentas, assassinatos, roubo de terras e os coronéis. A última parte seria um pouco maior, com uns quatro minutos, e neste derradeiro capítulo mostraríamos todas as estrelas deste governo: Lula, Ciro Gomes, Geddel, Dilma Rousseff, Sarney, Jader Barbalho e todos os aliados e mentores de tão esplendoroso plano. Nesta parte, encheríamos, mais uma vez, o ego de nosso patrícios europeus, mostrando que nosso governantes mantiveram, por 508 anos, a mesma base económica de nossos "fundadores": o latifúndio destinado a produção para exportação, exibiríamos como a cana-de-áçucar continuou agredindo o ambiente, como continua o trabalho escravo em muitos canaviais e usinas (velhos hábitos), podemos também mostrar a beleza de um canavial em chamas, incentivando a emissão de gases poluentes e afetando os pulmões de quem mora perto, exibiríamos também a grande quantidade de veneno despejado nas canas, para mostrar nossa evolução tecnológica, e como esse veneno escorre para os mananciais, nascentes, rios, mangues e outras fontes de água. Para finalizar, mostraríamos como os usineiros, numa onda de saudosismo, lembrando os tempos coloniais, continuam invadindo as terras indígenas, como as dos Potiguara na Paraíba.
Caro líder, tenho certeza que depois deste filme, os europeus vão fazer passeatas apoiando o etanol brasileiro, carros a gasolina serão queimados e só o nosso nobre biocombustivel vai ser aceito na Europa! E essa contribuição, meu cientista-presidemente, meu comandante neoliberal, faço por amor a nossa pátria, pois, não cobrarei nada por isso. Esta contribuição gratuita também foi feita por outro motivo: eu lhe devo isso, estou em divida com o senhor, meu guru do executivo. Sim, meu cientista-presidemente, estou em falta com sua pessoa: o meu crime foi não ter votado no senhor nas eleições passadas!!! Peço perdão de joelhos! No segundo turno, diante de dois candidatos tão iguais e esplendorosos, preferi votar em branco, para não cometer nenhuma injustiça. Decidi votar em branco, pois, equivocadamente, pensei que votar no senhor seria votar a favor da transposição, da venda do Rio Madeira, da construção de mais barragens e hidrelétricas, que votar no senhor seria apoiar a exclusão e a concentração de renda, seria apoiar o neoliberalismo. Também não votei no Alckimin, pois ele representava a mesma coisa que o senhor!
Mas, me arrependi, fui igual ao Geddel quando comentou porque, depois que entrou para o seu governo, ele mudou de opinião e passou a apoiar a transposição do rio são Francisco: eu só conhecia seus projetos genericamente! Mas, agora sei que são planos sérios, saídos de uma mente prodígio, pois, só o nosso caríssimo cientista-presidemente poderia prever que os pobres seriam culpados pela alta dos preços dos alimentos e por toda a violência e tensão causada por esta alta. Um gênio!!!
Espero que a minha humilde contribuição ajude a pagar pelo meu erro.
Durma bem!

Nenhum comentário: