terça-feira, 6 de novembro de 2007

Saúde e educação que se danem!


Por Otto Mendes
Todos os dias, jornais e telejornais noticiam o caos em que se encontram a saúde e o ensino públicos no Brasil. Cidadãos morrem diariamente nos corredores dos hospitais e escolas brasileiras. Os governos fingem não ver o problema e só reagem quando estão na oposição. Desde o golpe de 1º de abril de 1964, que as elites brasileiras (essas mesmas que formaram o “cansei”), apoiada pelos militares e a “classe merdia”, vêm sucateando tanto a educação quanto a saúde pública, para beneficiar os saqueadores do setor privado, nos tornando reféns dos hospitais particulares, dos planos de saúde e das escolas privadas, que nos roubam diariamente.
Na constituição de 1988, está assegurado a todos os cidadãos brasileiros o direito a escola e saúde pública de qualidade, mas, são leis nunca respeitadas de 1988 para cá. Ao contrário, Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula só pioraram a situação da saúde e da educação pública para beneficiar os abutres da iniciativa privada. Por tudo isso, fiquei chocado ao ver, na tv, a noticia de que a oposição, no Congresso Nacional (ou casa da mãe Joana), só votaria a favor da CPMF caso o governo federal aumentasse o orçamento da saúde. Os parlamentares do DEM e do PSDB, querem nos fazer acreditar que estão fazendo um favor aos que não podem pagar para ter saúde, como se o ato deles não passasse de obrigação dos políticos para com quem paga os altíssimos salários e todas as mordomias que eles recebem.
Em primeiro lugar, pode ser que o problema não seja o tamanho da verba destinada para a saúde, e sim, de como esse orçamento é utilizado, pois, a corrupção abocanha grande parte deste dinheiro. Então, para mim, o problema não está em aumentar o orçamento destinado a saúde, e sim utilizar o que já tem NA SAÚDE. Em segundo lugar, como já afirmei acima, investir em saúde e educação é obrigação e não favor. Por fim, saúde e educação não podem ser usados como moeda de troca em votações na casa da mãe Joana, o que demonstra a total falta de responsabilidade, preocupação e sensibilidade com os problemas do povo brasileiro.
Também precisamos nos lembrar que esses que agora latem contra a CPMF, foram os que apoiaram a sua criação, no governo do, na época, presidemente intelectual-elitista-fútil Fernando Henrique Cardoso, e que, como estão na oposição, mentem descaradamente se dizendo contra o imposto. Também é bom lembrar que os que agora estão a favor da CPMF, quando eram oposição latiam contra este imposto. Outra grande mentira.
A Casa da Mãe Joana é uma latrina mesmo.

Nenhum comentário: