quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Triste Brasil

Por Otto Mendes

Nós, povos que habitam esse país, estamos mesmo ferrados. Não importa quem está no governo, todos só pensam em governar para si, e para marcar sua presença como governante, todos tem que erguer obras que sempre possuem as mesmas características:
- São imponentes e grandiosas;
- Custam muito dinheiro;
- Não servem para nada;
- Logo viram sucata, abandonadas.
Estava em Serra Talhada, sertão de Pernambuco, esperando o ônibus para Recife, assistindo, enquanto o transporte não chegava, um desses jornalecos da Globo, quando uma noticia me chamou a atenção: o cientista-presidemente Lula esteve no Rio de Janeiro, mais precisamente na favela do Cantagalo, para anunciar uma série de investimentos, que até me deixaram animados, mas, logo esta sensação foi substituída pelo desanimo habitual. Não deu para ouvir em que seria investido este dinheiro na Cantagalo, mas, consegui ouvir o que o governo faria em outra favela, a do Alemão: nesta, o governo vai investir meio bilhão de reais e, entre as obras, será construído um bondinho e uma passarela com a assinatura de Oscar Niemeyer ! Tudo muito legal, e o povo que mora nas favelas merecem, pois, são tão cidadãos quanto qualquer um de nós, mas, a questão não é essa. O Brasil é um país pobre, atolado em problemas sociais, por isso, não acho certo gastar milhões de reais com uma passarela de grife, como também acho um absurdo se pagar R$ 28 milhões de reais para construir uma praça, em Boa Viagem, em Recife, que também tem a assinatura de Niemeyer. Ainda bem que esta última foi paralisada pelo Ministério Público. Essas atitudes são uma verdadeira doença de nossos governantes, que buscam a própria projeção, em detrimento das verdadeiras necessidades dos povos brasileiros. O que nós precisamos é:
- Sermos todos considerados cidadãos, sem distinção de classe social;
- Acesso a saneamento básico a toda a população;
- Reforma agrária de verdade;
- Formação de um país pluriétnico;
- Acesso a educação gratuita de qualidade;
- Acesso a saúde gratuita e de qualidade;
- Combate a corrupção, que deveria ser considerado crime hediondo;
- Fim do latifúndio e da monocultura;
- Substituição da oferta de energia da hidrelétricas e termelétricas por fontes de energia que não agridem o meio ambiente, pelo menos em residências e pequenos negócios;
- Privilegiar as políticas de meio ambiente, a maior riqueza do Brasil.
Tenho percebido que o PAC é um verdadeiro festival de baboseiras e megalomania e, se não são obras inúteis, como as acima citadas, são obras que destroem o meio ambiente, excluem a maioria da população só servindo a poucos amigos de Lula, como a transposição do Rio São Francisco, a construção de hidrelétricas e barragens na Amazônia e o etanol.
De nossos governantes quiserem realizar obras assinadas por Niemeyer e outras futilidades, tudo bem, todos nós merecemos, já que somos a parte que trabalha e dá duro, mas, antes trabalhem e cuidem do que é importante e urgente.
Depois disso podem distribuir o caviar.

Nenhum comentário: