terça-feira, 6 de maio de 2008

Indígenas são atacados por jagunços de arrozeiro em Surumu

O bandido que mandou
sua quadrilha atirar nos
indígenas, tem o apoio
do governador, do governo
federal e da justiça. Tudo
farinha do mesmo saco!





Indígenas são atacados por jagunços de arrozeiro em Surumu
Na manhã desta segunda-feira (5/5), pelo menos 10 indígenas da Raposa Serra do Sol foram atacados por um grupo de jagunços da Fazenda Depósito, do rizicultor Paulo César Quartieiro, prefeito de Pacaraima. Segundo as informações repassadas até agora, através do sistema de radiofonia do Conselho Indígena de Roraima, os jagunços já chegaram atirando sem dar qualquer chance de defesa às vítimas. Um dos indígenas está em estado gravíssimo, após de baleado no ouvido e nas costas. A Polícia Federal está conduzindo as vítimas para atendimento em Boa Vista.
O incrivel é que nenhum pistoleiro do prefeito foi preso, e este nem foi incomodado pela policia. tenho certeza que nenhum dos pistoleiros tem autorização para portar uma arma, que essas armas foram compradas de forma ilegal, pois, todos sabemos que o latifúndio, o DEM, o PSDB e a UDR são os maiores responsáveis pelo tráfico de armas no Brasil. Mas, como o prefeito pistoleiro é um dos "heróis" de Lula, sabemos que nada vai acontecer. Enquanto isso, o esgoto de ratos e baratas, chamado de STF, continua segurando o cumprimento da lei para criar mais conflitos em Raposa Serra do Sol, para beneficiar seus amigos arrozeiros. Qual é a estratégia de exército, do governador, STF, do presidemente Lula, das elites de Roraima, do PSDB, do DEM, da UDR, da Folha de São Paulo, do Estadão, da Veja, da Época, da Band (principalmente do Boris Casoy) e da Rede Globo? É roubarem a terra de 15.000 indígenas para entregar nas mãos de 6 arrozeiros! Todos os acima citados são a favor do extermínio dos povos indígenas brasileiros. Não pensem que aquele general que é contra a demarcação de terras indígenas é inocente, ele sabe muito bem o que está fazendo ( e o que está ganhando) ao apoiar o roubo das terras indígenas em Roraima!

Leia a íntegra da carta do CIR às autoridades

"Conselho Indígena de RoraimaCarta nº. 355/08 – CIR Boa Vista – RR, 05 de maio de 2008.


Às autoridades,


Prezados Senhores,


Vimos a informar que na manhã de hoje (05/05/2008) às 10:00, foram baleados 10(dez) indígenas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima, por disparos de arma de fogo efetuados por jagunços do arrozeiro Paulo César Quartiero.Os indígenas são: ALCIDES, JEREMIAS, LENE, GLENIO, TIAGO, ERIVALDO, XAVIER, CLEBER e mais dois. O último indígena está em estado bastante grave, atingido por tiros na cabeça, ouvido e nas costas.As comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhonete e 05 (cinco) motoqueiros, vindo da Fazenda Deposito, de ocupação do arrozeiro Paulo César, chegaram logo atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas.Um dos pistoleiros foi identificado como "Roberto". Logo que efetuaram suas armas de fogo fugiram. Os indígenas estão sendo encaminhados a Boa Vista juntamente com a Policia Federal.Inúmeras vezes o CIR e as comunidades indígenas têm denunciado que os arrozeiros invasores tem impedido o livre transito dos indígenas e levado pistoleiros para suas fazendas e nada tem sido feito. Os conflitos ora ocorrido na TI Raposa Serra do Sol, razão da disputa sobre a terra, vem confirmar a necessidade de punir o arrozeiro Paulo César Quartiero, mandante dos atos de violência e retirá-lo imediatamente de nossas terras.As comunidades indígenas estão bastante revoltadas com tudo que tem ocorrido dentro de sua casa, onde são humilhadas, os bens destruídos e ainda seus membros ameaçados e baleados.O Conselho Indígena de Roraima – CIR, diante das violações dos direitos humanos dos povos indígenas na TI Raposa Serra do Sol, vem solicitar providencias URGENTES e IMEDIATAS.


Atenciosamente,


Terencio Manduca


Vice-Coordenador do CIR"

Nenhum comentário: