terça-feira, 3 de julho de 2007

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos Apoia a Grilagem de terras Indígenas Promovda pelo Presidente Lula


Por Otto Mendes


Cabrobó - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, traiu os povos indígenas de Pernambuco, os quais ele se declarava "aliado", permitindo que a policia do estado cumpra o injusto pedido de reintegração de posse, de uma terra que pertence ao povo Truká. Ontem, numa reunião com o secretário Valdemar Borges, este lavou as mãos e disse que não podia fazer nada. Na segunda, 02 de julho, 13 governadores estiveram em Recife, a mando de Lula, para chantagear o governador de Pernambuco, que se esse não agisse contra os indígenas o estado iria perder investimentos. Como todo covarde, Eduardo Campos cedeu, e se recusa a conversar com lideranças do povo Truká e com as entidades de apoio. A ação tem também o apoio do deputado estadual, Isaltino Nascimento, que também se dizia "aliado" dos povos indígenas do estado e foi eleito com o voto maciço deles. A ordem dos governos federal e estadual é limpar a área de qualquer maneira, mesmo que seja usando a violência. O engraçado é que alguns meses atrás, o governador de Pernambuco, em discurso para policiais, disse que não iria compactuar com a violência policial, pura demagogia, pois a ordem e descer o cacete nos indígenas e aliados. Ontem, o chefe do posto da FUNAI, em Cabrobó, foi até o acampamento dos indígenas, ameaçá-los em nome da policia, dizendo que quem se encotrasse lá, na hora do despejo, seria espancado e preso. A policia de Cabrobó sempre agiu de forma violenta contra os Truká e dessa vez não será diferente. Muitos indígenas já foram assassinados por esta policia.
Vamos ver como o movimento indígena vai se posicionar em relação ao governo do estado, depois deste apoiar este ato de roubo de terras indígenas, este colunista não espera outra reação senão o rompimento radical com o governo estadual, com o deputado federal Fernando Ferro (ferrenho defensor da transposição, mas que sempre teve muitos votos dos indigenas de Pernambuco) e do deputado estadual Isaltino Nascimento, ambos do PT. Os dois últimos, depois de virarem governo, viraram as costas para os povos indígenas do estado.
A reintegração de posse deve ocorrer amanhã, quarta 04 de julho, uma data que ficará na história, marcada pela violência patrocinada pelos governos fedaeral e estadual.
FORA EDUARDO CAMPOS!!
FORA LULA!!

Nenhum comentário: