quinta-feira, 12 de julho de 2007

TUMBALÁLÁ RETOMAM TERRAS TRADICIONAIS


Por Otto Mendes


Na madrugada de terça-feira, 10 de julho, o povo Tumbalalá, da Bahia retomou a fazenda Palestina, que é território tradicional deste povo, onde os velhos iam praticar seus trabalhos. A retomada também foi uma forma de protestar contra a transposição do rio São Francisco, pois , este povo também vive sobre as margens do Velho Chico. O temor que todos nós temos é que o exército, instalada ilegalmente em área indígena, esteja, a mando do governo, jogando fazendeiros contra os indígenas, para criar um clima de violência, para justificar uma ação armada na região e assim sufocar indígenas e todos que lutam contra a transposição. Esta é a primeira das muitas retomadas que irão recuperar as terras tradicionais dos Tumbalalá.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Truká continuam com o processo de retomada de suas terras


Por Otto Mendes


Na madrugada de ontem, 05 de julho, os indígenas Truká retomaram a fazenda de António de Lilinha, há 6 km de Cabrobó, mostrando que estão dispostos a conseguirem que as suas terras sejam finalmente indenizadas. O posseiro disse que não vai pedir reitegração de posse, pois, reconhece que a área pertence ao povo indígena. A policia militar de Pernambuco esteve na fazenda ainda pela manhã e tentou barrar a passagem dos que queriam entrar no local, chegaram ainda a ameaçar os indígenas dizendo que se o proprietário quisesse, eles desocupariam o local de "um jeito ou de outro". Logo depois, veio a ordem do comandante do batalhão de Cabrobó para que eles se retirassem. A FUNAI já designou um grupo de trabalho para iniciar o processo de demarcação das terras dos Truká, que se for concluído a tempo impedirá as obras de transposição no eixo norte, que fica dentro das terras tradicionais dos Truká. O governo federal está tão desesperado em fazer o obra que está transformando indígenas em quilombolas, sem estes saberem de nada, para evitar que os indígenas retomem suas terras. Os Truká também afirmaram que, mesmo com os processos de retomada, eles continuarão protestando e lutando contra a transposição.

terça-feira, 3 de julho de 2007

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos Apoia a Grilagem de terras Indígenas Promovda pelo Presidente Lula


Por Otto Mendes


Cabrobó - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, traiu os povos indígenas de Pernambuco, os quais ele se declarava "aliado", permitindo que a policia do estado cumpra o injusto pedido de reintegração de posse, de uma terra que pertence ao povo Truká. Ontem, numa reunião com o secretário Valdemar Borges, este lavou as mãos e disse que não podia fazer nada. Na segunda, 02 de julho, 13 governadores estiveram em Recife, a mando de Lula, para chantagear o governador de Pernambuco, que se esse não agisse contra os indígenas o estado iria perder investimentos. Como todo covarde, Eduardo Campos cedeu, e se recusa a conversar com lideranças do povo Truká e com as entidades de apoio. A ação tem também o apoio do deputado estadual, Isaltino Nascimento, que também se dizia "aliado" dos povos indígenas do estado e foi eleito com o voto maciço deles. A ordem dos governos federal e estadual é limpar a área de qualquer maneira, mesmo que seja usando a violência. O engraçado é que alguns meses atrás, o governador de Pernambuco, em discurso para policiais, disse que não iria compactuar com a violência policial, pura demagogia, pois a ordem e descer o cacete nos indígenas e aliados. Ontem, o chefe do posto da FUNAI, em Cabrobó, foi até o acampamento dos indígenas, ameaçá-los em nome da policia, dizendo que quem se encotrasse lá, na hora do despejo, seria espancado e preso. A policia de Cabrobó sempre agiu de forma violenta contra os Truká e dessa vez não será diferente. Muitos indígenas já foram assassinados por esta policia.
Vamos ver como o movimento indígena vai se posicionar em relação ao governo do estado, depois deste apoiar este ato de roubo de terras indígenas, este colunista não espera outra reação senão o rompimento radical com o governo estadual, com o deputado federal Fernando Ferro (ferrenho defensor da transposição, mas que sempre teve muitos votos dos indigenas de Pernambuco) e do deputado estadual Isaltino Nascimento, ambos do PT. Os dois últimos, depois de virarem governo, viraram as costas para os povos indígenas do estado.
A reintegração de posse deve ocorrer amanhã, quarta 04 de julho, uma data que ficará na história, marcada pela violência patrocinada pelos governos fedaeral e estadual.
FORA EDUARDO CAMPOS!!
FORA LULA!!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Indígenas e Movimentos Sociais Reagem a Invasão das Terras dos Truká em Pernambuco


Por Otto Mendes
Na madrugada de 26 de junho, indígenas, sem-terras, pescadores e outros movimentos sociais ocuparam a terra, em Cabrobó, onde o governo Lula pretendia realizar a captação de água do eixo-norte do projeto da transposição das águas do Rio São Francisco, que levaria água para o Ceará. A inutulidade desta obra nem adianta comentar, basta os leitores lerem os vários textos publicados nesse blog. O problema maior agora, é que para fazer essa merda de obra, o canalha do Lula autorizou a invasão da área indígena Truká, ou seja, O GOVERNO LULA QUERIA ROUBAR UMA PARTE DO TERRITÓRIO DOS TRUKÁ!
Com a ocupação do canteiro de obra, essa palhaçada patrocinada por Lula, Ciro Gomes e Geddel acabou, pois os Truká tomaram conta da área que lhes pertence, frustando a tentativa de grilagem de terra pelo governo federal. A justiça federal em Pernambuco concedeu reintegração de posse da área indígena Truká e a policia de Cabrobó está ameaçando todos os que lá estão de prisão. O governo Lula vem tentando comprar as lideranças indígenas com obras nas áreas tradicionais, mas, os indígenas sabem que políticas públicas são obrigação dos governos e não moeda de troca.
Por enquanto é só, mas, acompanhem mais noticias em: http://antropozoide.blogspot.com/

O GRILEIRO

LULA, GRILEIRO DE TERRAS INDÍGENAS! CADEIA NELE!!